Enfeite seu coração! Automaticamente estará enfeitando você! Heloísa Lugão

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Uma avó de verdade

Se tem uma coisa que sinto saudade é da minha avó materna. Ainda sinto o cheiro dela, o toque dela, vejo o riso dela, me lembro de tudo com muita perfeição e detalhes.

Sinto falta de quando ela virava para mim e dizia que minha mãe não cuida direito de mim. Quando me ligava para saber se estava tudo bem, ou simplesmente me ligava às vezes até sem motivo algum. Quando sabia que ao chegar na casa dela alguma coisa gostosa ela teria preparado para mim. Que ao dormir me dava um beijinho na testa e dizia “dorme com Deus”. Eu adorava andar de mãos dadas com ela, alias adorava sair por ai com ela, sempre linda e vaidosa. Escovava os cabelos todos os dias e colocava bobs na franja. E o cheiro dela? Nossa é o mais perfeito.

Tudo dela era cheiroso. A casa, a roupa, ela, a comida, as roupas de cama e de banho. De um capricho que só. Sempre nos seus bordados e nos seus inúmeros cadernos de receitas e quando não era no caderno as receitas eram escritas no guardanapo ou em papeis soltos por ai.

Desculpe a todos que conheço e digo que cozinham bem, mas a minha avó é a que cozinhava melhor. Ela juntava amor, carinho e capricho no preparo da comida. Quase toda a noite tinha sopa lá. No almoço sempre tinha suco. Nos finais de semana era bolo, pães, doces.

A fé dela era linda. Acreditou em Deus até o último momento da sua vida. Sempre às 6 horas da manhã estava no Santíssimo rezando por todos nós. Era uma pessoa que estava sempre na igreja.

A saudade não é o suficiente para tê-la de volta. Nada que eu faça vai trazer ela de volta de pra mim, contudo o que mais desejo ao ver minha mãe e lembrar dela é que minha mãe seja uma avó de verdade, assim como a vó Hilda foi para mim e para todos os netos.

Meu desejo é que minha mãe seja uma avó de verdade, que cuide dos meus filhos e dos filhos do meu irmão. Que brigue conosco por causa dos nossos filhos. Que ligue para saber como estar. Que ligue na data de aniversário para desejar parabéns. Que sempre esteja a esperar os netos com um sorriso. Que sempre ofereça uma comida por mais simples que seja, entretanto feita com amor, carinho e capricho. Que realmente se importe com os netos. Que os coloque para dormir. Que os leve para a igreja. Que peça para que eles fiquem em sua casa uma noite dessas qualquer. Que dê os ensinamentos que só uma avó pode dar. E que dê amor, muito amor que nem a mãe dela deu a ela e a mim.

Vejo minha mãe parecida com minha avó, em grau de enjôo é o mesmo (risos) a única diferença é que minha mãe não sabe fazer nenhum tipo de bordado, mas de resto sabe tudo que nem a minha avó. Até algumas comidas que ela faz parece que foi minha avó que fez.

Bem, de todos os meus anseios este é um dos maiores: que a minha mãe seja uma avó de verdade. Por mais que demore que isso aconteça, quero que ela seja a avó que nem a mãe dela foi para mim. Porque se tem uma coisa que me faz falta nessa vida é a minha avó.


Heloísa Lugão

Nenhum comentário: