Enfeite seu coração! Automaticamente estará enfeitando você! Heloísa Lugão

terça-feira, 4 de junho de 2013

As Luciana's


Luciana e Fábio namoravam há 3 anos e tudo  flores. Em março de 2009 Fábio chama Luciana para alguns acertos: em julho ele se forma e em dezembro do mesmo ano ela se forma e no ano seguinte começam a se organizar para o casamento.

Chega o mês de junho e Luciana é só alegria. O chefe da agência de publicidade na qual ela estagia disse que se ela continuar se empenhando e demonstrando o crescimento em janeiro do ano seguinte ela será contratada como Publicitária, logo, se formará e já estará no mercado de trabalho.

Falta pouco mais de um mês para a formatura de Fábio e Luciana começa a compra de vestidos (afinal tem o Baile, Culto e Colação, tudo pede um vestidinho novo). O mês não poderia ser melhor para a moça.

Julho do mesmo ano e faltam apenas 3 semanas para a formatura de Fábio e este adorável rapaz simplesmente termina toda a história do conto de fadas pois simplesmente se sente preso, precisa viver mais sua vida, precisa ficar sozinho para se dedicar a carreira, é agora que a vida dele começa e pede encarecidamente que a princesa chorona devolva os convites da formatura dele. A mesma como sempre uma fofa atendeu aos pedidos do moço que queria se aventurar por ai.

E chorona, vivendo por viver, se rastejando pedindo para voltar e se rastejando para viver a linda Luciana viveu 3 meses até que ela acordou para a realidade. Ele estava lá curtindo a vida dele pós formado, bem mais tranqüilo, ela sempre o acompanhava pelas redes sociais (isso era até uma coisa engraçada porque o Fábio postava frases de solteiro, fotos em baladas e era o cara mais feliz do mundo e realmente tinha feito à coisa certa que foi terminar; já a Lú quando postava alguma coisa era sobre a tristeza infinita que vivia). E ela tinha um período ainda pela frente. Tinha um estágio que ela estava fazendo pelas coxas e que do jeito que estava indo poderia ser mandada embora a qualquer tempo e a tal promoção na carreira iria por água abaixo. Ela viu que estava um trapo, que o sorriso precisava voltar, que precisava se cuidar. Se deu conta de que sua monografia não estava nem no começo e que dentro de duas semanas suas provas iriam começar e que ela não tinha muito o conteúdo (faltou muitas aulas devido a tristeza) e que o conteúdo que tinha em seu caderno ela nem sabia do que se tratava, estava ali mas seus pensamentos estavam longe. Ela percebeu que precisava cuidar da vida dela que nem o Fábio estava fazendo. Ela percebeu que precisava se livrar daquela tristeza que julgava ser infinita.

Acordou e iniciou a nova jornada, a nova fase de sua vida, uma solteira que precisava se dedicar ao que mais queria que era a carreira de Publicitária. Arrumou todo o material de estudo para as provas e para a monografia e ficou virando noites e noites estudando para se sair bem nas provas e na entrega da primeira parte da monografia. O que era algumas olheiras para quem já estava com olhos fundos e escuros há três meses? Voltou a se emprenhar e a se dedicar no estágio.

Várias amigas e primas solteiras sempre a convidavam para algumas baladinhas ou até mesmo querendo apresentar um pretendente para a Lú, mas esta só tinha um foco: recuperar o tempo perdido nessa faculdade.

Na verdade o que ninguém sabia é que além de recuperar o tempo que perdeu dando uma moral para a tristeza infinita essa questão da dedicação a sua faculdade era uma forma de esquecer todo aquele pesadelo que ela vivia. Era uma fuga. Ela já tinha curtido o luto, só que ele insistia e com isso ela resolveu tentar jogar a tristeza no esquecimento.

Passada a semana de provas e os resultados foram bons devido ao esforço que fez. Sentia que precisava fazer mais e como a semana posterior as provas eram mais tranqüilas aproveitou para dá uma volta com as amigas e fazer uma triagem. Sozinha ela juntou tudo que fazia lembrar Fábio, colocou em uma caixa e fez doação para um lar de meninas. Excluiu ele de todas as redes sociais e resolveu sumir dos olhos dele e logo ele também sumiria dos olhares dela. Triagem feita e agora de volta para a realidade: último período, monografia e estágio. Dedicação total.

E assim foram os outros três meses da vida de Luciana. Incansáveis sábados à noite estudando, feriados montando projetos, finais de semana trancada em um quarto e fazendo o que sabia de melhor, ser uma boa profissional. Todavia, nem tudo era tão fácil e simples assim. Recaídas ela tinha e por demais. Às vezes queria passar o dia todo na cama em seu quarto escuro. Não queria encarar o dia lá fora, mas precisava e ia. Ia enfrentar mais um dia, matando mais um leão por dia, porque a vida precisa andar e que ela tinha suas responsabilidades. Pensou em desistir diversas vezes, adiar seu sonho no âmbito carreira para ficar jogada na cama até um dia que por milagre ela resolvesse se levantar e tudo ficaria mais fácil. Percebeu que não era assim, que o milagre que ela queria tanto vem do esforço dela e que ela não podia fazer aquilo com a vida dela. E lá ia ela, mesmo querendo ficar no quarto escuro ela ia enfrentar o clarão do dia. E Sempre dizia: dezembro, em dezembro eu sofro mais, agora não dá, não estou com tempo.

Chegou dezembro e ia se formar. Tirou boas notas para concluir o curso e nota máxima em sua monografia. Pronto agora é só formar. Dezembro seria o mês de festas: churrascos, culto, colação de grau, aula da saudade, baile de formatura, natal, virada do ano. Mais uma vez adiou o sofrimento, jogou este para janeiro. Em janeiro ela disse que sofreria.

Janeiro se inicia e como era de ser esperado foi contrata como Publicitária da agência. E o sofrimento? Ela adiou tanto que até esqueceu de sofrer.

Que sejamos Luciana’s!


Heloísa Lugão

3 comentários:

Gui - Descrevendo a vida, assim como ela é... disse...

Texto perfeito.... Nossa muito bom mesmo!!
Parabéns..

É isso aí, hoje me sinto uma Luciana, estou adiando meu sofrimento e pensando em minha carreira profissional....
Quando dê um tempo eu paro e penso..

rs bjs

Isabela Pimentel disse...

Espetacular, Loh! vocë eh demais! Um achado nessa minha nova vida! Amei!

Anônimo disse...

É disso que estou precisando, obrigada pelo texto! ;)